A vilola Caipira (Por Henrique Gomes)

Author: Wagner Augusto /



A cultura caipira é o maior patrimônio do nosso povo. A língua caipira de fato é a nossa língua mãe, pois, a língua portuguesa foi nos imposta pelos colonizadores. Um dos motivos da expulsão dos Jesuítas do Brasil é o fato de que eles respeitavam a língua desenvolvida pelo nosso povo e defendiam mantê-la como a língua oficial do Brasil.

A Viola Caipira veio para o Brasil pelas mãos dos Jesuítas que a usavam como instrumento pedagógico e como no Brasil tudo sofre uma readaptação, não poderia deixar de acontecer com a viola caipira e, no século passado, através das mãos do mineiro TIÃO CARREIRO, nascido no vale do Jequitinhonha, em Monte Azul, na região de Montes Claros, é que ela tomou um rumo popular e inovador que chamou a atenção do mundo e do país. Nos passos do Tião é que surgiram outros violeiros consagrados como Almir Sater, Miltinho Edilberto, Cláudio Lacerda e outros tantos que mantém viva a cultura caipira brasileira.

O estudo da vida e obra de Tião Carreiro fez com que a USP, considerada recentemente a melhor Universidade da América Latina, instituísse a partir de 2005 o primeiro Curso Superior Bacharel em Viola Caipira e também Doutorado. Pessoas de várias partes do mundo estão vindo para o Brasil estudar e aprender a viola caipira, cujo som chega aos ouvidos como o canto dos pássaros e o encanto da lua cheia nas noites estreladas do sertão.


Henrique Gomes

Compositor e membro do Clube dos Compositores do Brasil

http://www.clubedoscompositores.com.br

5 comentários/comentar:

Fernando Sagaz disse...

Realmente a viola caipira é algo magico, é simplismente fantastica, muito bom o post!

Henrique Gomes disse...

Por falar em viola caipira conheçam o trabalho do companheiro Claudio Lacerda de SP. www.claudiolacerda.com.br
Abçs.
Henrique Gomes

Jonas Rucell disse...

Como é bom ver os jovens ouvino boa musica, musica de qualidade!
belo trabalho Augusto!

Sandro Lage disse...

belo artigo Henrique, como é bom ver que tem gente que se preocupa com nossas raízes!
muito bom o blog, parabens Wagner Augusto!

Wagner Augusto disse...

Grande Jonas, obrigado por tal eleogio, mas musica é musica, o simples bater de palmas é musica e pode ser tb musica de "qualidade", esses e qualquer outros rotulos e/ou adjetivos te que cair por terra!

Postar um comentário

O que você achou??hein?????

N° de invasores (ou visitantes...)